No dia 07, iniciando o Seminário Nacional de Preparação da Greve da Categoria Petroleira com uma excelente análise da conjuntura internacional/nacional e geopolítica mundial do Petróleo feita pelo professor Igor Fuser e com a análise das negociações coletivas e greves de 2016 pelo Vítor do DIEESE.
Frases de impacto dos palestrantes:
“Com a disputa entre os EUA X China/Rússia pelo controle da economia e riquezas do mundo, a América Latina se torna alvo dos EUA que tem investido no controle de países, como o Brasil, Argentina, Venezuela e Bolívia, através de investimentos vultuosos em golpes de Estado via parlamento e o poder judiciário, bem como em disputas eleitorais com a esquerda. Os EUA não conseguiram acessar plenamente os mercados da Ásia, Europa, Oriente Médio e África. Com isso, eles não se podem dar o luxo de permitir governos progressistas em países importantes da América Latina”. (Igor Fuser)
“Em 2040, a humanidade estará consumindo 120 milhões de barris de petróleo por dia, ou seja 30 milhões a mais. Em 2040, os combustíveis fósseis, ainda, representarão 78% da matriz energética mundial. Reduzindo apenas 8% por causa das fontes de energia renováveis. Isso, demonstra que mesmo daqui há 24 anos, principalmente, o Petróleo e Gás continuarão tendo importância na geopolítica mundial e, por isso, essas reservas estão sendo muito disputadas pelas transnacionais que perderam espaço nos últimos 46 anos para as empresas públicas e estatais”. (Igor Fuser)
“Em 2012, mais de 98% das categorias no país tiveram reajuste acima da inflação. Em 2016, até o momento, apenas 23% das categorias tiveram ganho real nas negociações coletivas”. (Vitor do DIEESE)
“Reajuste de salários fica abaixo da inflação (INPC) em 96% das estatais (24 empresas)”. (Valor Econômico – 10/10/2016)
Em tempos difíceis, precisamos pensar e fazer diferente!
Na quarta-feira de 7h às 10h, a FUP, seus Sindicatos Filiados, Sindicatos de outras categorias, CUT-SP, Movimentos Sociais e Petroleir@s fizeram um grande ato em frente ao Portão Principal da REPLAN, utilizando meia pista da Rodovia SP 332 – Zeferino Vaz.
Mais um ato dos tantos que estamos realizando em todo país contra o Desmonte e a Privatização do Sistema Petrobrás e a retirada de Direitos da Categoria Petroleira e da Classe Trabalhadora.
Defender a Petrobrás é Defender o Brasil.