CelioFranco

CAMARADAS
(de amigos de fé sem outras conotações),

Em PRIMEIRO LUGAR, agradeço de CORAÇÃO a todos os colegas de trabalho que depositaram na CHAPA 1999 o seu VOTO!!!

SEGUNDO, um agradecimento mais que ESPECIAL ao amigo MAÇOL, por ter a coragem de compor comigo essa chapa e pelas ótimas sugestões que, sem dúvida, deram um outro colorido a nossa campanha.

TERCEIRO, não há certeza absoluta, até porque não tenho prova documental… mas SEM desmerecer nenhuma das outras CHAPAS, nossa votação NÃO foram esses 376 VOTOS apenas… Só como baliza, no EDISP, onde venci pelo 5o ano consecutivo, apenas com os amigos mais chegados já teríamos os 50 VOTOS que apareceram na urna… A nossa expectativa de campanha, só nesse imóvel, era um mínimo entre 100 e 150 votos… Aos mais desconfiados, sugiro uma comparação entre a votação dos PRIMEIROS colocados em todos os grandes imóveis da PETROBRAS: o EDISP consegue, nas urnas, ficar abaixo de pequenas unidades, enquanto outras do mesmo porte deram aos primeiros colocados votação muito superior a 100… No mínimo, isso é muito estranho…

Nesse nosso balanço FINAL, com todas as restrições, SEM dinheiro e SEM NENHUM apoio de federações, sindicatos OU da GESTÃO, como DEVE SER numa CHAPA INDEPENDENTE DE VERDADE…, entendemos ter feito uma BELA CAMPANHA, e a nossa FORTE MENSAGEM – “ÉTICA SEMPRE!!! CORRUPÇÃO NUNCA!!!” -, chegou pelo segundo ano consecutivo às unidades de TODO o PAÍS, com o apoio de muitos amigos e amigas valorosos, fato que é demonstrado pela CAPILARIDADE de nossa votação, obtida em 49 imóveis (quase a totalidade dos principais) e em 14 das 20 unidades federativas do BRASIL. Agradecemos as honrosas colocações obtidas, mesmo nesse cenário: 1ºEDISP; 2º SÃO CAETANO; 3º CASTELO, UO-RNCE/ALTO, EDIPAR e EDISPII; 4º EDIHB, UN-SEAL/NUCAR e RLAM; 5º EDIBA, REFAP, EDISA, RECAP, UO-RNCE/MOS, REMAN, BOA VIAGEM, UO-RNCE/FORTAL, UN/BS e UN-AM/ESCR2; 6º EDITA, REPLAN, UN-SEAL/ACRE, UO-RNCE/NATAL, REPAR, RPBC, REGAP, UTGCA, UO-LUBNOR e UN-SEAL/PILAR; 7º UN-SEAL/UPGN e DTSE-GEBIG; 8º EDISE, UN-FAFEN-SE, UN-BA/TAQUIPE, UN-FAFEN/BA e UO-RNCE/GUA e UFN-3; 9º BC PLATAFORMAS, EDIVIT, BC IMBOASSICA, REVAP, REDUC e SIX e 10º EDIVEN e BC IMBETIBA.

Pois bem, desse modo, das DUAS uma: OU (1) nossos votos foram VARRIDOS da urna eletrônica – já que houve uma ‘varredura’ efetuada no dia da apuração -, para que nossa proposta e o protesto de NOSSOS ELEITORES NÃO conseguissem a visibilidade e a força que merecem na empresa…; OU (2) acreditamos que os mais de 50.000 funcionários próprios da empresa não estão nem aí para uma proposta de trabalho sério que se pauta pela ÉTICA e contra a CORRUPÇÃO…, que se dispõe a discutir e lutar, de forma transparente, contra alguns dos maiores MALES QUE ASSOLAM A NOSSA PETROBRAS…, para que voltemos a ter dela o ORGULHO que sempre tivemos.

Peço DESCULPAS a todos os amigos e amigas… EU NÃO SOU DONO DA VERDADE e posso estar errado…, mas NÃO ACREDITO na segunda hipótese…, e infelizmente NÃO acredito também na segurança e sigilo do Sistema Eletrônico de Votação CAEL, porque se estivesse pautado pelos DITAMES DO COMPLIANCE, teria se apressado em responder imediatamente o nosso REQUERIMENTO sobre o tal RESUMO DIÁRIO DE VOTANTES…, e esclarecido de modo amplo a todos, mormente os candidatos, acerca dos quesitos técnicos e de processo que garantiriam o SIGILO e SEGURANÇA DA BASE DE DADOS DE VOTANTES/VOTOS, mas NÃO houve resposta, e desse modo, no meu julgamento, perdeu a credibilidade, inclusive com o tal adiamento da apuração – das 10 para as 16h -, para uma informada ‘varredura no sistema’…. Como profissional experiente em TI/TCOM, simplesmente NÃO entendo o que isso significa.

NÃO quero nem posso aqui afirmar que a nossa CHAPA 1999 iria para o SEGUNDO TURNO…, inclusive NÃO questiono a votação obtida pelos primeiros colocados, mas a NOSSA mensagem continha propostas concretas, fortes e estruturadas,nas quais ACREDITAMOS DE VERDADE; ela foi enviada e entendida, e a nossa expectativa de VOTOS estava bem acima dos 1.000…, não “os 300 de ESPARTA”… (376), número que muito nos HONRA pelo seu significado histórico de resistência… mas que na nossa análise NÃO representa o número e muito menos o PROTESTO PACÍFICO de nossos eleitores e eleitoras nas urnas!

Finalizo, assinando este APOIO no 2º TURNO apenas em meu nome,até porque não posso falar em nome de MAÇOL, que pode dar seu apoio a quem desejar. Infelizmente, até 22/FEV, mesmo com várias tentativas, NÃO houve nenhuma resposta formal da CHAPA 1700 às perguntas que enviei em 05/FEV (à titular e ao vice anexadas ao final). Recebi neste período apenas uma ligação telefônica do VICE, sem valor documental algum.

Desse modo, procurado pela CHAPA 1010, apresentei a eles uma condição ‘sine qua non’ (a mesma que faríamos caso fôssemos eleitos), para lhes dar o meu apoio neste 2º Turno, haja vista sua disposição formal para LUTAR CONTRA o desmanche da PETROBRAS, que afeta a todos nós funcionários, haja vista que, apesar de nossas diferenças de posição, considero serem trabalhadores competentes, que defendem os Petroleiros e a PETROBRAS com o apoio da categoria e dos Movimentos Sociais. Desse modo, formalizo aqui a todos os amigos e amigas o MEU APOIO PESSOAL À CHAPA 1010 – DEYVID BACELAR e BOB RAGUSA -, baseado no seguinte compromisso documental que firmamos após muita negociação:

1. Caso ELEITA, a CHAPA 1010 se comprometeu montar, sob minha responsabilidade e mediação, um FÓRUM aberto, democrático e permanente, com várias lideranças que estejam imbuídas na defesa da PETROBRAS e dos interesses dos seus funcionários, incluindo alguns dos 10 candidatos mais votados para o C.A. em 2016…, sem traições ou joguetes.
Neste FÓRUM, poderá até ocorrer alguns encontros presenciais, de acordo com a necessidade e disponibilidade, mas o foco estará no uso da tecnologia, que hoje permite discussões diretas sobre vários temas a distância, utilizando-se de vários recursos e ferramentas, tais como: (a) grupos de WhatsApp; (b) grupos de e-mails; (3) áudio conferência; (4) videoconferência; etc.
Ademais, neste FÓRUM e durante todo o mandato, os temas serão escolhidos e debatidos de acordo com a necessidade, com o foco na defesa da PETROBRAS E SEUS FUNCIONÁRIOS (nunca se esquecendo dos aposentados e da PETROS), servindo como subsídio para a atuação do Conselheiro no C.A. em 2016.

Além desse compromisso, obtido da CHAPA 1010, segue aqui uma reflexão pessoal, que resolvi compartilhar com todos os amigos e amigas: Hoje temos um membro da FUP nos representando no C.A…. Será que seria interessante, neste momento crítico da empresa, mesmo com todos os ‘senãos’ que possamos ter, TIRAR A FUP da POSIÇÃO de VIDRAÇA, colocando no seu lugar uma CHAPA que NÃO tem compromisso com nenhuma das duas federações, nem com a AEPET, nem com os aposentados, nem com os sindicatos da categoria, e de quem POUCO ou NADA poderemos cobrar no futuro?

DESEJO que CADA UM, neste SEGUNDO TURNO, analise as PROPOSTAS e VOTE segundo sua PRÓPRIA CONSCIÊNCIA… SE conseguirem entender como EU, que nesta OPÇÃO há o compromisso pela DEFESA intransigente da PETROBRAS e dos seus funcionários, CONTRA o seu DESMANCHE, pela ÉTICA e contra a CORRUPÇÃO, sugiro aderirem a ela.Independente de minha posição, fica aqui a ESPERANÇA de que, com todas as incertezas atuais e com a ajuda de DEUS, possamos escolher um ÓTIMO CONSELHEIRO; que o ganhador se mostre digno da nossa confiança e dos votos obtidos, e que NOS represente e a aos nossos interesses, condignamente no C.A. da PETROBRAS em 2016!

Cordial Abraço,
Eng. Celio Franco, PMP/CRISC – CHAPA 1999
ÉTICA SEMPRE!!! CORRUPÇÃO NUNCA!!!

Comentários

comentarios