A última segunda-feira (29.06) foi um dia bastante movimentado com atividades, desde 6 horas da manhã, com Assembleia junto ao SITICCAN para discussão da Campanha Salarial e distribuição de boletins para o pessoal da RLAM, Temadre, Candeias e PBio do Boletim Especial da FUP sobre a possíveis mudanças no marco regulatório do pré-sal e realização de setoriais, bem como reuniões com o Plenário do Sistema Diretivo do Sindipetro Bahia e de sindicatos da CUT para organização do 2 de Julho da CUT.
Somos FORTES, somos CUT!
No dia 01.07, fizemos uma boa Assembleia com petroleiras da RLAM para partilhar informações sobre as péssimas decisões tomadas na última reunião do Conselho de Administração da Petrobrás em que me manifestei contrário à entrega da Empresa para o capital e interesses internacionais .
Agora é hora de construir a unidade da categoria petroleira e lutar contra os retrocessos que foram aprovados pelos outros conselheiros no CA da Petrobrás.
“Vamos amigo lute, vamos amigo ajude, senão a gente acaba perdendo o que já conquistou”! (Edson Gomes)
Quinta-feira organizamos um bom ato em defesa da Petrobrás, Transpetro e das outras empresas do Sistema, informando aos trabalhadores e trabalhadoras as grandes ameaças que estamos sofrendo com o novo Plano de Negócios da Petrobrás (Plano de Investimentos, reduzindo 76bi + Plano de Venda dos Ativos, 57bi + Plano de Redução de Custos, 13bi) que vai deixar de gerar e acabar com milhares de empregos, além do Modelo de Partilha que pode ser destruído pelo Congresso Nacional com seus entreguistas e vendilhões.
Vamos à luta!
Na quinta, a tarde participamos de uma breve reunião do Conselho de Administração da Petrobrás para assistir uma apresentação sobre algumas análises extras que foram solicitadas pelos conselheiros durante o conhecimento do novo Plano de Negócios e Gestão (PNG) da empresa, na última sexta (26).
Infelizmente, mais uma vez a análise que solicitei para entender o impacto da redução dos mais de 76 bilhões de dólares no novo PNG na geração de emprego e renda no país, bem como a sua repercussão na indústria e economia nacional, não foi a presentada pela diretoria financeira.
Porém, houve um compromisso de que essa análise fosse apresentada para os conselheiros até a próxima reunião do CA. Segundo os analistas da empresa, a análise é bastante complexa e necessita de um a maior interação com outras instituições e órgãos do Governo.
Com as últimas decisões do CA da Petrobrás tempos difíceis se aproximam a cada dia dos Petroleiros e dos trabalhadores Metalúrgicos, da Construção Civil, Montagem, Manutenção e de outras categorias que atuam no e para o sistema Petrobrás.
Trabalhadores, uní-vos!!
A noite, foi hora de participar de uma emocionante abertura da V PLENAFUP – Plenária Nacional da FUP, onde as falas foram harmônicas com o clima energizante dos delegados e delegadas dos sindicatos FUPistas de todo país, que compreendem muito bem a atual conjuntura e sabem da importância de uma luta e enfrentamento à altura dos ataques que estamos sofrendo.
Vamos à luta!
Sexta-feira (03.07) pela manhã, tivemos a presença ilustre do companheiro LULA na Plenária Nacional da FUP, fazendo uma brilhante análise de conjuntura e respondendo a perguntas de novos petroleiros sobre diversos temas, bem como sobre os prós e contras de uma possível nova greve do fim do mundo.
Como sempre, o nosso presidente Lula nos deu uma boa injeção de ânimo para enfrentarmos os tempos difíceis e novos desafios que se aproximam.
Domingo a noite, voltamos para Bahia de Todos os Santos, após uma excelente Plenária Nacional da FUP, onde aprovamos uma campanha reivindicatória em defesa do Pré-Sal e contra a entrega da Petrobrás para o Capital Internacional.