14.01 14.03 1

Começamos a semana fazendo uma assembleia com os trabalhadores e trabalhadoras das bases da UO-BA, coordenada por diretores do Sindipetro-BA e FUP, na localidade do Município de Candeias no Distrito de Menino Jesus, parando todos os ônibus que levavam pessoas de Salvador para as bases da Petrobrás no interior.

 

Informamos sobre as ameaças que a categoria petroleira e a sociedade brasileira estão sofrendo com o processo de desmonte e privatização da PETROBRÁS e disponibilizamos transporte para os Petroleiros e Petroleiras que se fizeram presentes na Audiência Pública da ALBA em Defesa dos Campos Terrestres de Produção de Petróleo e Gás, do Pré-Sal e contra a Privatização da Petrobrás.

65909_10205555258829773_3934822982981381027_n

 

Ainda pela manhã, de segunda-feira, realizamos uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa da Bahia para debater a privatização dos campos terrestres da Petrobrás no nosso Estado.

 

No evento, deputados (as) estadual e federal, prefeitos (as) e vereadores (as) apoiaram a luta em defesa da manutenção da Petrobrás e se comprometeram em conversar com o governador da Bahia, Rui Costa, para levar a nossa solicitação até a presidenta Dilma Rousseff.

 

Participaram do evento mais de 300 pessoas, além dos políticos, petroleiros e petroleiras, dirigentes sindicais, a diretoria da FUP, representantes da CUT e movimentos sociais.

76577_10205555256269709_6827262949824330311_n 1601012_10205555261309835_9102078000568992278_n

Entenda o caso:

A diretoria da Petrobrás anunciou nos dias 02 e 04 de março a venda de dois grandes  polos  da Bahia – os polos de Miranga e Buracica, que detem 16 campos de petróleo e gás no Estado. Sendo que Miranga é a maior produtora de gás em terra de todo o Brasil.

É importante destacar que os campos terrestres do Nordeste e do Norte do Espírito Santo produzem em torno de 200 mil barris de petróleo por dia, o que gera aos cofres da Petrobrás mais de R$ 800 milhões mensais.

 

Propostas aprovadas no Debate Público:

  • Criação de uma sub-comissão em defesa da Petrobrás na Assembleia Legislativa da Bahia;
  • Convocação de todas as Assembleias Legislativas do Nordeste para fazer parte da luta contra o desmonte da Petrobrás e contra a entrega do Pré-sal e a venda dos campos terrestres;
  • Convocar os governadores e prefeitos das áreas onde há exploração de petróleo para criar a Frente do Nordeste em Defesa da Petrobrás;
  • Solicitar reunião com o governador do Estado da Bahia, Rui Costa;
  • Solicitar reunião com a presidente Dilma Rousseff;
  • Solicitar reunião com o presidente da Petrobrás, com a participação de governadores e lideranças políticas;
  • Elaborar Carta Aberta, por estado, direcionada aos governadores, contra a decisão da Petrobrás de vender os campos terrestres.

 

 

No final do dia, tivemos a reunião da Frente Brasil Popular para organizar a luta conta o GOLPE, contra a retirada de direitos, a favor da Democracia e em Defesa da Petrobrás.

Boa presença de lideranças dos Movimentos Sociais que estão envolvidos na construção de atos de rua em todo país.

 

15.03

Na terça (15/03) das 20h às 23h, na Câmara de Vereadores de Catu, participamos de uma representativa Audiência Pública sobre os Campos Terrestres de Produção de Petróleo e Gás na Bahia.

15.03 1

Tivemos a presença de todos os vereadores e a vereadora de Catu, do Prefeito, bem como dos Trabalhadores da Ativa da Petrobrás e das Empresas Privadas do Setor Petrolífero, aposentados e pensionistas e desempregados da cidade, todos preocupados com a situação de Catu ante o desmonte e privatização dos campos terrestres.

 

Conseguimos o apoio dos parlamentares e do prefeito para as atividades que faremos juntos com outros sindicatos, movimentos sociais e outras prefeituras a fim de pressionar o Governador do Estado da Bahia, o Ministro da Casa Civil, o Presidente da Petrobrás e a Presidente do Brasil a manterem a nossa empresa cumprindo o seu importante papel social para o Brasil, Nordeste e Bahia e lucrando com os nossos campos baianos.

 

 

Dia 16, fomos para a RLAM, e distribuimos o Jornal Diálogo dessa semana e fizemos um setorial com os Petroleiros e Petroleiras da 3a turma de turno de revezamento da primeira refinaria do Brasil.

 

Abordamos sobre as eleições do CA da Petrobrás, a atual conjuntura, o processo de desmonte e privatização das estatais e a ameaça de um Plano de Demissão nos moldes dos governos Collor e FHC, ocorrer ainda nesse semestre. Tudo para alertar e mobilizar a categoria petroleira.

 

15.03 ok

Quinta-feira, fizemos uma plenária dos Movimentos Sociais para análise e organização do ato (sexta – 18/03) contra o GOLPE DE ESTADO que está sendo executado pela extrema direita, parte do poder judiciário, do poder legislativo e da mídia brasileira.

 

Vamos para as ruas defender a democracia e os nossos direitos, com concentração a partir das 15h no Campo Grande.

 

Precisamos unir as nossas forças a favor da Democracia que foi conquistada a duras penas com prisões, torturas e mortes!

 

19.03

Nessa sexta (18/03), tive a oportunidade de organizar e participar do maior ato de toda minha vida com mais de 80 mil pessoas nas ruas de Salvador, do Campo Grande à Praça Castro Alves.

19.03 1

Muito emocionante ver o povo baiano nas ruas demonstrando de diversas formas que não aceita mais um golpe de Estado, engendrado pelas elites do país com o apoio do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, do Quarto Poder (PIG – Partido da Imprensa Golpista) e dos Estados Unidos da América do Norte.

 

A Defesa da Democracia continuará contundente e acima de nossas críticas com relação à política econômica do Governo Federal e de outros erros, como o de estar permitindo o desmonte e privatização da Petrobrás. Até porque a nossa jovem e frágil Democracia custou muito caro com prisões, torturas e mortes de pessoas que doaram suas vidas para termos o Estado Democrático de Direito que temos.

 

Não vamos nos intimidar com os ataques da ultra-direita reacionária que ganha força no país nem com a pirotecnia midiática da rede esgoto e outras redes de televisão que perseguem e tentam execrar a nossa maior liderança de esquerda no país e o melhor Presidente que o país já teve; LULA!

 

Lula é um guerreiro do Povo Brasileiro e amedronta as elites, quando sinaliza a possibilidade de ser nosso candidato à Presidência em 2018.

Comentários

comentarios