No final da tarde de segunda-feira, participamos de uma boa assembleia convocada pelos associados e presidente do SIMCOLBA para aprovação da greve d@s Petroleir@s da BR Distribuidora no Estado da Bahia.
A Assembleia foi bastante participativa e aprovou a greve a partir do dia 15/08 (segunda) por unanimidade.
A BR unida jamais será vendida!
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Rumo à greve nacional da categoria petroleira por tempo indeterminado.
No dia 09, fomos para a Refinaria Landulpho Alves (a primeira do Brasil), e tivemos um dia inteiro setoriais com o pessoal do turno de revezamento nas Casas de Controle Locais e na troca de turno da tarde entre as Turma 5 e Turma 2, orientando os trabalhadores a não assinarem planilha de medição de tempos e movimentos da tal “organização e método de trabalho de operação”.
Quarta-feira pela manhã, fui mais o companheiro Josenilton Ferreira Pereira (Cebola da CUT), Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana, à Primeira Refinaria do Brasil para fazer novas setoriais com outras duas turmas de turno de revezamento, a Turma 4 entrando e a Turma 3 saindo.
Nessas setoriais na troca de turno, orientamos os trabalhadores a não assinarem planilha de medição de tempos e movimentos da tal “organização e método de trabalho de operação” e demos informes sobre a luta em Brasília contra a entrega do Pré-Sal Brasileiro a petrolíferas internacionais, que ocasionou a prisão de dois dirigentes sindicais Petroleiros, Gustavo Marsaioli e Claudio Nunes.
Depois das setoriais da manhã, na RLAM, participamos do seminário de preparação para as categorias em campanhas salariais no segundo semestre 2016 com Ana Georgina do DIEESE e Dr. Clériston Bulhões da LMB Assessoria Jurídica.
SEMINÁRIO DAS CATEGORIAS EM CAMPANHA SALARIAL NO 2° SEMESTRE.
CLÉRISTON BULHÕES, advogado trabalhista, abordou sobre os “ASPECTOS JURÍDICOS DAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS”.
ANA GEORGINA, supervisora técnica do DIEESE, falou sobre o atual “CENÁRIO ECONÔMICO”.
Boa participação e debate dos dirigentes sindicais ali presentes, no Auditório da CUT BAHIA com nossas assessorias.
Após o seminário, fizemos uma reunião para Organização de nosso Ato do dia 16/08 (terça) contra a retirada de Direitos da Classe Trabalhadora e em Defesa da Democracia.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Dia 11, organizamos mais uma Assembleia com os Petroleiros da Usina Termelétrica Muricy onde, junto com o companheiro Otaviano Júnior, demos informes sobre a conjuntura nacional, plano de privatização da Petrobrás e Campanha Reivindicatória, bem como tiramos alguns encaminhamentos para tratar demandas específicas da base, como os problemas que estão tendo com a alimentação e vestiários.
Outra equipe da direção do Sindipetro Bahia, formada por André Araújo, Gilson Sampaio (Morotó) e Jorge M Santos Mota, fez o mesmo trabalho na UTE-Arembepe.
Dessa forma, vamos mobilizando toda a categoria petroleira para a nossa GREVE NACIONAL NO SISTEMA PETROBRÁS e para a GREVE GERAL.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!
À tarde, no auditório do Sindipetro Bahia, após retornarmos das assembleias e setoriais nas nossas bases, participamos das homologações de diversos Petroleiros e Petroleiras que estão se aposentando pelo PIDV da Petrobrás e se despedindo da Ativa para estar conosco como nov@s aposentad@s e associad@s do Sindipetro Bahia.
Sexta-feira a conversa com a Turma 1 foi muito boa e tivemos uma boa participação da operação abordando sobre a Conjuntura Nacional com o companheiro Miguel Ferraro, além de orientações sobre problemas específicos da categoria, como a tentativa de redução do efetivo mínimo das unidades de processo da Refinaria.
À tarde fomos prestigiar o MST na II Feira Estadual da Reforma Agrária. Aproveitamos para apreciar o alimento que vem do campo sem veneno para o cidade de Salvador e atualizando as notícias com as companheiras e companheiros do MST.