No dia 3 de outubro, a Petrobrás completou 63 anos. Estamos passando por um dos momentos mais críticos da história da estatal, mas precisamos recordar que encaramos desafios desde a criação, quando Getúlio Vargas enfrentou o capital internacional e parte da elite do país e mesmo assim, conseguimos vencer e tornar a organização a maior empresa de petróleo da América Latina.
Reconheço e parabenizo pela dedicação de cada petroleiro e petroleira durante mais de 6 décadas e convido para juntos fazermos a defesa desta empresa integrada, indutora da indústria e economia nacional.
Parabenizo a todos que construíram essa história e destaco que está em nossas mãos o grande desafio de defender esse legado.
Convido os trabalhadores e trabalhadoras, além de toda sociedade para juntos defendermos a Petrobrás.
Lembre-se que juntos somos mais fortes!
PARABÉNS PETROBRÁS!
Grande abraço,
Das 14:30h às 18:30h, tivemos reunião da Diretoria Executiva do Sindipetro Bahia com a presença do companheiro Valtuir Silveira, Assessor Contábil indicado pela CUT Nacional, que nos fez uma apresentação sobre as mudanças na legislação fiscal e contábil para entidades sindicais e estará conosco até amanhã, nos orientando na organização do Setor Financeiro do sindicato.
Após essa apresentação e debate, deliberamos sobre as atividades da Diretoria nessa semana e sobre ações que estaremos impetrando contra as atitudes antissindicais de gestores da Petrobrás e sobre denúncias a órgãos, como o MP-BA e Corregedoria, a fim de acabarmos com algumas ações incabíveis e ilegais da PM contra o Movimento Sindical.
A semana começou bem, apesar do cansaço das campanhas nessas eleições municipais de 2016!
Vamos frente, pois “A Luta Continua”!
No dia 04, das 15h às 17:30h, participamos de uma roda de conversa sobre a Conjuntura Nacional e Importância da Petrobrás para o Brasil, dividindo a mesa com a companheira Leila do MPA.
Essa atividade faz parte do seminário integrador do curso de licenciatura em educação do campo, no CeTens da UFRB – Feira de Santana.
Boa iniciativa da Universidade junto com o MPA e uma excelente oportunidade de formação política da juventude que teve acesso às políticas públicas do Governo Lula, como o ingresso em Universidades Públicas que eram um reduto dos filhos das elites do Brasil.
“Caminhando e cantando, vou seguindo a canção”… na disputa da hegemonia da sociedade, através da força e do conhecimento.
À noite, das 20h às 21:45h, participamos de uma boa Mesa Redonda no Seminário de Engenharia de Petróleo e Gás da Faculdade UNIJORGE, debatendo com Estudantes e Professores sobre a Importância da Petrobrás para o Brasil.
Boa oportunidade para compartilhar informações que não são divulgadas pela mídia hegemônica e desmistificar algumas falácias como a de que “o maior problema da Petrobrás é o seu endividamento”.
A dinâmica estabelecida pela organização do evento foi muito interessante e estimulou o debate de ideias entre pessoas que tem pontos de vista diferentes.
Disputar a hegemonia da sociedade brasileira não se faz, apenas, com a força de nossos movimentos, manifestações, paralisações e greves, mas também com o compartilhar do conhecimento.
Obs.: Ainda, tive a oportunidade de encontrar a minha querida irmã, a Doutora Maiara Bouzas (Má), na UNIJORGE.
Defender a Petrobrás é Defender o Brasil.
A manhã desta quarta-feira, 5/10, começou com luta. Em Brasília, do lado de fora da Câmara, ocorreu a concentração para o ato chamado pela CUT, contra a PEC 241. Os petroleiros da FUP estão presentes, também na luta contra o PL 4567/16.
Os trabalhadores e movimentos sociais estão reunidos no auditório Nereu Ramos, em Brasília. No local será realizado o ato em defesa das políticas públicas, da educação, da saúde, da previdência social, do Pré-Sal e da Petrobrás. A manifestação está sendo organizada em conjunto com os partidos que fazem oposição ao governo Temer: PT, PCdoB, PSOL, PDT e Rede.
ESTAMOS NA CÂMARA EM BRASÍLIA CONTRA O DESMONTE DA PETROBRAS
Nós petroleiros e petroleiras, CUT, trabalhadores da educação e da saúde, estudantes e movimentos sociais estamos ocupando o Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados Federais, até que as galerias do plenário sejam liberadas para que possamos acompanhar a sessão de votação do PL 4567/16
Hoje (05/10) é dia de Ato Nacional contra o Desmonte do Estado Brasileiro, com realização de paralisações, audiências públicas e debates, em todo Brasil, sobre as sérias ameaças do PEC 241 (Estado Mínimo para os pobres e máximo para as elites) e do PL 4567 (Entrega do Pré-Sal Brasileiro para o Capital Internacional).
A FUP e seus sindicatos filiados mais inúmeros movimentos sociais e sindicatos de outras categorias ocuparam Brasília e o Congresso Nacional para enfrentar essa barbárie que o Governo Ilegítimo e Golpista de#miSHELL Temer quer cometer contra o povo brasileiro.
#JUNTOSSOMOSMAISFORTES!!!
#RUMOÀGREVEGERAL!!!
#PRECISAMOSREAGIR!!!
No dia 06.10, das 10h às 18h, tivemos a reunião do CD da FUP (Diretoria da Federação mais os sindicatos filiados) para aprovar ações de ampliação da nossa mobilização da categoria nas bases, analisar a atual conjuntura e avaliar como fica a nossa luta, após a aprovação do PL 4567 pela Câmara dos Deputados, retirando o direito da Petrobrás ser a operadora única e detentora de no mínimo 30% dos campos do Pré-Sal Brasileiro.
Vamos continuar acompanhando a votação das emendas que fizeram a esse projeto de lei, bem como o processo de Votação do PEC 241 que desmonta o Estado Brasileiro e congela os gastos públicos por 20 anos.
Realmente, “A Luta Continua”!