Começo o meu texto hoje falando sobre a diferença de imagem e identidade, imagem é como a pessoa nos vê, já identidade é o que realmente somos. Então, precisamos pensar sobre a real identidade de Lula para entendermos o que a Globo está tentando fazer com a imagem do ex presidente.
Ontem o Jornal Nacional, usou um bloco inteiro para falar sobre a denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF), no âmbito da operação Lava Jato, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva a Luiz Inácio Lula da Silva e a sua esposa Marisa Letícia, e no bloco seguinte fez apenas uma matéria com a defesa. Porque eles não deram o mesmo espaço para a acusação e a defesa? Você já parou pra pensar nisso?
A Globo só está demonstrando mais uma vez que tem lado político e que vai fazer de tudo para incriminar Lula.
“Não temos provas, mas convicção.” Essa foi uma das frases mais citadas hoje no Brasil, após o procurador Deltan Dallagnol fazer essa absurda acusação e comprovar que o que está acontecendo é uma discussão política e não jurídica.
É notório a tentativa de desqualificação e enfraquecimento que a direita golpista está tentando fazer com Lula. Após conseguir o impeachment da presidente Dilma Roussef eles agora querem deixar Lula inelegível para as eleições de 2018.
Em matéria publicada pelo Brasil de Fato “O advogado e professor de Direito Constitucional da PUC-SP, Pedro Estevam Serrano, rebate a afirmação do procurador: “É absolutamente ilegal um agente do Estado afirmar que um cidadão é ‘comandante máximo de um grupo criminoso’ sem que ele sequer tenha tido oportunidade de defesa. Neste caso, o agente está descumprindo o dever jurídico de preservar a imagem e a figura do réu”. Do ponto de vista jurídico, enquanto o réu não é condenado, não há como fazer esse tipo de afirmação, de acordo com o jurista.”
Hoje a tarde, Lula fez o seu primeiro pronunciamento após as acusações e disse que não tem nada a esconder e que as denúncias contra ele são mentira. Ele começou o discurso dizendo “Eu não prometi o socialismo pra ninguém. Eu não prometi acabar com a luta de classe. Eu prometi que ao final do meu mandato, que se cada brasileiro tivesse almoçando e jantando no dia, eu teria realizado a obra da minha vida”.
Depois afirmou ser uma mentira toda a acusação que estão fazendo contra ele. “A desgraça de quem conta a primeira mentira é ter que passar a vida mentindo. Eles inventaram que eu tenho coisa que eu não tenho. Me dedicaram um apartamento que não tenho, me dedicaram uma chácara que não é minha, me dedicaram até de ser o comandante maior da corrupção. E eu tenho convicção de que quem mentiu está numa enrascada”. E ainda disse, “Provem uma corrupção minha que ainda irei a pé ser preso.”
Na verdade, Lula já deixou seu legado como o melhor presidente que o Brasil teve, além de ser respeitado e admirado mundialmente. Mesmo após todo ataque midiático que vem sofrendo há mais de 10 anos, continua apontado em todas as pesquisas como favorito, dentre os possíveis futuros candidatos.
Isso é o que assusta a elite brasileira, imaginar que o nordestino, operário e sindicalista que mudou a realidade do Brasil e deu o mínimo de dignidade para mais de 36 milhões de pessoas, pode voltar a ser Presidente do Brasil pela terceira vez!