Na segunda-feira, participamos de reuniões na sede do Sindipetro Bahia com o Conselho Consultivo de Base, pela manhã, e Diretoria Executiva, pela tarde.
Nas duas reuniões, tivemos bons debates e deliberações importantes para os nossos próximos passos nessa campanha reivindicatória.
Muito cansado e estressado, em plena segunda-feira, mas com a sensação de dever cumprido.
Vamos à luta!
No dia 07, participamos de 5 reuniões bastante produtivas com a FEASAPEB, Parlamentares, Assessorias Políticas, de Comunicação e Jurídica tratando de demandas de nossos aposentados e pensionistas, bem como dos ativos da categoria petroleira e de macro ações do Planejamento Estratégico do Sindipetro Bahia.
Sexta-feira, das 9h às 11h, realizamos uma boa reunião com a ANP para tratar dos impactos do PIDV com relação à segurança operacional e ao meio ambiente nas unidades do Sistema Petrobrás, em todo território nacional.
Elogiamos a atuação da ANP no processo de investigação e análise da explosão da Plataforma Cidade de São Mateus, que matou 9 pessoas. Fizemos esse importante registro porque o relatório da ANP demonstrou causas básicas distintas do elaborado pela Petrobrás, evidenciando principalmente uma mudança de projeto feita na plataforma que gerou a explosão.
Feito esse registro, os dirigentes sindicais, ali presentes (Chico Zé, Marcos Frederico, Simao Zanardi Filho Zanardi, Gerson Castellano e Marcelo Garlipp), coordenados pelo Zé Maria da FUP, falaram sobre os riscos desse PIDV da Petrobrás que colocará 20.000 petroleir@s pra fora da empresa sem reposição de efetivo, como uma péssima passagem de serviço ou transferência de conhecimentos e, ainda, com um processo irresponsável de redução do efetivo mínimo das equipes de unidades de processo, descumprindo o que está preconizado na NR 20 – Norma Regulamentadora de Número 20 do MTE e Acordo Coletivo de Trabalho negociado com as entidades sindicais.
Além disso, detalhamos problemas específicos causados pelo PIDV nas refinarias, como a RLAM, REDUC, REPLAN e RNEST; Terminais, como TEMADRE e TEDUC; Malhas de Dutos, FAFENs, Termelétricas e Plataformas Marítimas, onde por exemplo o efetivo mínimo definido pela própria empresa, após o trágico afundamento da P-36, está sendo desrespeitado.
Solicitamos das equipes de fiscalização da ANP começarem a observar pontualmente as unidades operacionais, nesse processo de fiscalização de forma a garantir a segurança operacional e o Meio Ambiente, por estarem com uma grande saída e movimentação de pessoas feitas sem critérios nem respeito à vida.
Boa e produtiva reunião! A FUP e seus sindicatos, sempre, demonstrando que a Segurança é e deve ser sempre prioritária em relação à produção.
Sábado foi dia de comemorar o aniversário de 62 anos de minha mainha, Vovó Nairinha, junto com a família.
Domingo, fomos prestigiar a linda apresentação de minha filhinha, Maria, no Espetáculo de Dança “Fábrica de Brinquedos”, promovido pela Prelúdio.
Teatro lotado para ver as bailarinas mirins.