Iniciamos a semana com greve, o primeiro dia começou forte nos Campos Terrestres da Bahia sem troca de turno e caminhões parados.
O segundo dia de greve nos campos terrestres prossegue com forte adesão da categoria. Em Miranga, os trabalhadores das empresas terceirizadas retornaram para as suas residências. Não há troca de turno e uma equipe de emergência está no local realizando o serviço de reparo e substituição do trecho gasoduto que apresentava vazamento.
As estações Parque São Paulo, Socorro e Marapé estão paradas. Em Buracica permanece apenas uma equipe mínima para atender emergências extremas.
Em candeias, também está tudo parado, sem troca do efetivo de operadores. Na área, somente a segurança patrimonial e enfermeiros.
A direção do Sindipetro Bahia está preocupada com os trabalhadores mantidos em cárcere privado e procurou a gerência em Candeias para alertar sobre a ilegalidade de manter o efetivo preso nas unidades.
Nas áreas norte e sul, os caminhões continuam parados, não entram e nem saem das unidades. A greve segue até sexta-feira, dia 05/08.
Dia 03 de agosto e terceiro dia de greve, a adesão dos trabalhadores continuou crescente e os ônibus passaram a chegar vazios nas áreas.
À tarde, participamos de mais uma audiência no Fórum Criminal de Salvador por conta de uma ação judicial contra uma das poucas desavenças que a vida me proporcionou devido a crimes de injúria, calúnia e difamação contra a minha pessoa.
Quinta-feira, fomos a Brasília participar do Ato d@s Petroleir@s e Movimentos Sociais com a Dilma, Em Defesa da Petrobrás e do Pré-Sal, organizado pela FUP – Federação Única d@s Petroleir@s.
Nesse ato, foi colocado em pauta uma Carta Compromisso em Defesa da Petrobrás e do Pré-Sal e entregue a Pauta Pelo Brasil à Presidenta eleita pelo povo para ela se comprometer com a mudança dos rumos que o Governo e a gestão da Petrobrás tem dado à Empresa, desde o início de seu segundo Mandato, como o do Plano de “Desinvestimentos” (Privatização), após barrarmos o Golpe no Senado Federal.
“A Petrobrás, desde a sua criação, foi alvo de disputas e cobiças e não seria diferente, agora. Mas, como foi no passado, hoje, também não estamos sozinhos. A nossa luta em defesa da Petrobrás é a luta de todo Movimento Sindical (CUT, CTB, CNM, CNTE…) e dos Movimentos Sociais (MST, MAB, MPA, UNE, LEVANTE, MTST…), aqui presentes” (Zé Maria Rangel – Coordenador Geral da FUP).
Essa greve de 5 dias contra a Venda dos Campos Terrestres de Produção de Petróleo e Gás foi apenas um alerta para o Pedro Parente e sua trupe. Em breve, faremos uma GREVE NACIONAL DA CATEGORIA PETROLEIRA POR TEMPO INDETERMINADO para barrar o desmonte e a privatização do Sistema Petrobrás.
Agora, é guerra! Vamos lutar até o fim, custe o que custar!!!
Vamos à luta!
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!
À tarde, realizamos um belo ato em Defesa da Transpetro, em frente ao Terminal Marítimo de Madre de Deus, com a participação de petroleir@s dessa importante base e de outras bases da Transpetro de todo Brasil.
Com a presença de representantes de diversos estados do país, foi aberto na noite dessa sexta- feira, 05/08, no Hotel Fiesta, em Salvador, o II Seminário d@s Trabalhador@s da Transpetro.
O coordenador do Sindipetro-Ba, Deyvid Bacelar, falou sobre a importância da Transpetro e afirmou que “o poder está nas mãos dos trabalhadores, dos petroleiros. Com luta evitamos que a Petrobrás fosse transformada em Petrobrax e é com a luta e a união que conseguiremos barrar o processo deprivatização da Petrobrás e suas subsidiárias, que está em curso.”
O coordenador da FUP, José Maria Rangel, fez uma análise da atual conjuntura política e econômica, ressaltando a crise mundial do petróleo. Rangel fez um comparativo entre a Petrobrás de FHC e a Petrobrás dos governos de Lula e Dilma, quando a empresa cresceu e o pré-sal foi descoberto.
Ele também ressaltou a importância de intensificar a luta contra a privatização da empresa e pela defesa da soberania nacional.
O seminário prossegue no sábado e domingo.
Festinha do Dia dos Pais com minha linda e amada filhinha, Maria Bacelar.
Te amo muito!